“Para desintoxicar o organismo, o suco precisa conter frutas, verduras e raízes ricas em substâncias que agem como um detergente limpando todas as impurezas. A mistura de ingredientes como frutas, legumes e folhas verdes na hora de preparar o suco proporciona diversos benefícios para a saúde, pois esses alimentos contam com nutrientes indispensáveis para manter o bom funcionamento do organismo”, explica o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.

Para não errar na receita detox, combine sempre um ingrediente rico em clorofila – substância que facilita a limpeza estomacal – com uma fruta rica em fibras. Para a base, escolha líquidos que hidratam o corpo ou estimulam o funcionamento do fígado. Se a intenção é também emagrecer, acrescente ingredientes termogênicos.

Para uma receita funcional, combine um ingrediente rico em clorofila com uma fruta rica em fibra e use água de coco ou chá para a base líquida.

Ingredientes ricos em clorofila: couve, agrião, salsinha, salsão e hortelã.

Ingredientes ricos em fibras: maçã, laranja, limão, mamão, morango, maracujá, abacaxi, kiwi, cenoura e beterraba.

Líquidos para a base do suco: água de coco, chá de dente de leão, chá verde, chá branco ou chá vermelho.

Ingrediente termogênico: gengibre.

Para prepará-lo, bata os ingredientes em um liquidificador. Se a água de coco ou os chás estiverem presentes na receita, elimine o uso de água. Açúcares e adoçantes também devem ser evitados.

Esses sucos são ricos em vitaminas e minerais, possuem propriedades antioxidantes que auxiliam o organismo no combate aos radicais livres e contra substâncias tóxicas indesejáveis. “Também ajudam na regularização e equilíbrio do organismo e, associados a uma reeducação alimentar, auxiliam no emagrecimento, combatem o inchaço e evitam a constipação por serem ricos em fibras”.

 

Para facilitar podemos fazer os gelinhos  verdes e depois acrescentamos os outros ingredientes no liquidificador.

· 1 maço de couve (orgânica, de preferência). Pode ser substituída por agrião, salsinha, salsão e hortelã.
· 100 ml de água

Retire o talo branco da couve. Passe as folhas no processador ou bata no liquidificador com água. Distribua a couve triturada na forminha  de gelo e leve ao freezer. Quando estiver firme,  você pode armazenar os “gelinhos” em um  saquinho plástico. Para preparar 1 copo de suco verde, use de 2 a 3 cubinhos de couve.

Algumas opções que podem ser tomadas diariamente, pelo menos uma vez ao dia. Para prepará-los, basta juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador. “A única ressalva é prepará-los na hora, para que os nutrientes dos vegetais sejam bem aproveitados”.

 

Paz e Luz!

 

Marisa Nascimento